Facebook lança Busca Social

Facebook anunciou a possibilidade de realizar buscas mais detalhadas por meio de uma ferramenta capaz de inovar as pesquisas de mercado feitas por companhias, visto que elas poderão saber o que é mais curtido pelos usuários do Facebook em relação a determinado assunto, por exemplo.

Busca Social (ou Graph Search) serve como um dos pilares do Facebook, ao lado da linha do tempo e do feed de notícias. Por meio da nova funcionalidade, os internautas terão condições de pesquisar de maneira mais complexa, de modo a ter informações detalhadas sobre pessoas, imagens, lugares e até interesses. Logo, a Busca Social facilitará o acesso aos mais diversos tipos de informações. No entanto, o recurso ainda não permite que publicações e comentários postados antigos sejam encontrados.

Os resultados das buscas serão exibidos conforme a relação do usuário com o conteúdo pesquisado. Além de aparecerem antes para quem tem um contato maior com o perfil em questão, as respostas serão mostradas primeiro para os conteúdos procurados que forem considerados públicos. Sendo assim, quanto mais próximo dos fãs a empresa estiver, maiores serão as chances de proporcionar resultados relevantes quando os usuários fizerem buscas.

Por enquanto, a nova ferramenta está em fase beta, ficando disponível apenas para alguns usuários que usam o Facebook em inglês dos Estados Unidos (é possível entrar em uma lista de espera para ter acesso à busca social, que se localiza na barra superior azul do site). O nome da rede social foi substituído por um “f”; ao clicar nele, os usuários retornam ao feed de notícias. Já os ícones de solicitações de amizades, mensagens e notificações ficam junto dos atalhos para configurações de conta e privacidade, no canto direito da página. Por sua vez, o canto esquerdo mostra a mensagem “procure pessoas, lugares e coisas”.

Graças ao novo sistema de busca, empresas poderão definir o tipo de conteúdos que serão produzidos, o público-alvo mais indicado para cada campanha, as fotos mais apropriadas para cada situação, entre outras vantagens. Outro benefício da Busca Social é a indicação de páginas e pesquisas relacionadas, contribuindo para a criação de anúncios e estratégias de marketing.

Você aprova o novo mecanismo de busca do Facebook?

mim

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *