Facebook lança guia Imediações

Quem utiliza o Facebook pode aproveitar uma nova funcionalidade que permite a descoberta de novos locais, por meio de um sistema de sugestões com base nos interesses e recomendações dos amigos. Trata-se da função Imediações (ou Nearby, na versão em inglês), que tem todos os ingredientes necessários para acirrar a disputa com o Foursquare, pelo qual os internautas também podem registrar e compartilhar experiências ligadas a seus lugares favoritos.

A nova atualização é destinada ao aplicativo do Facebook para Android e iOS, logo, ao navegar pelo menu da rede social em um aparelho que utilize um dos sistemas operacionais citados, a guia Imediações vai sugerir locais para as mais diversas atividades, desde fazer um lanche em um restaurante até se divertir em um lugar recomendado pelos amigos que também usam a ferramenta e que fizeram check-in, ou seja, marcaram um lugar específico.

Além disso, os contatos podem classificar (rate) os locais nos feeds de publicações, garantindo o interesse de seus amigos, que podem abrir o post e clicar no nome do estabelecimento avaliado. Dessa forma, os usuários serão direcionados às páginas das marcas classificadas.

Antes do lançamento das Imediações, o aplicativo do Facebook somente exibia o que estava perto da localização dos usuários, sem a exibição de links com recomendações e críticas de outros internautas. Agora, é possível compartilhar opiniões sobre locais a partir de uma única aba, o que proporciona uma interação que garante sugestões automáticas mais personalizadas, de acordo com os lugares já conhecidos pelos usuários.

O Facebook lançou a guia Imediações para expandir a utilização das informações de pessoas que realizam check-in e que curtem e compartilham dados de determinado local. Depois de adquirir o Gowalla (aplicativo rival do Foursquare) e de alcançar a marca de 600 mil usuários ativos por mês em dispositivos móveis, o Facebook resolveu investir no seu próprio serviço de localização.

Como a guia Imediações está em sua versão inicial, a intenção do Facebook é analisar o feedback dos usuários para melhorar o recurso. Uma das promessas da rede social é incluir informações obtidas a partir de bancos de dados de serviços de terceiros.

Como você avalia essa novidade do Facebook?

mim

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *