Pinterest: A rede social de tendência

Uma das principais tendências é o Pinterest, uma rede social que tem chamado a atenção de pessoas e empresas que estão por dentro dos destaques do mundo virtual.

Lançado em março de 2010, o Pinterest se destaca por ser uma rede exclusivamente visual, ou seja, as pessoas compartilham imagens relacionadas aos seus gostos. A estimativa é de que mais de 7 milhões de usuários fazem parte da rede, com esse número aumentando a cada dia em diversos países.

O nome do site combina as duas palavras que ilustram o seu objetivo: pin (alfinete) e interest (interesse). A ideia é proporcionar para os internautas uma espécie de painel virtual, como aqueles murais de cortiça em que são colocadas fotos importantes e figuras de coisas apreciadas.

As pessoas podem se conectar a partir de livros, fotos, receitas, frases e muitos outros interesses em comum. Assim como no Twitter, os usuários do Pinterest podem ser seguidos ou seguir outras pessoas, só que ao invés de frases, as pessoas publicam imagens.

Por enquanto, participar da rede depende de convites, mas logo o acesso deve ficar mais fácil, na medida em que o site se popularizar. Basta entrar no Printerest e solicitar um convite para poder se conectar. Em seguida, é só postar imagens em seu pinboard, que é o mural de fotos separadas por temas.

Se os seus seguidores gostarem de suas imagens, eles podem curtir ou até dar re-pins nelas, de forma semelhante aos botões Curtir e Retweet, usados no Facebook e Twitter, respectivamente. É possível “alfinetar” as fotos favoritas, por meio do botão Pin It, e também seguir apenas um pinboard de qualquer pessoa, e não todas as suas imagens.

Pinterest pode ser vinculado ao Twitter ou à Timeline dos usuários do Facebook, podendo aumentar ainda mais a visualização do que é postado no site. Por conta disso, muitas marcas já estão apostando nessa rede como uma nova forma de divulgação de sua marca.

Além de mais uma maneira de disseminar o nome da empresa pela web, o Pinterest funciona como uma grande vitrine digital, pela qual os usuários da rede podem conferir produtos, anúncios e outros serviços publicados no perfil da sua empresa, desde que estejam em forma de imagens. As pessoas que alfinetarem determinada foto de um produto da nova coleção revelam aquilo que as agrada mais, servindo como um parâmetro para os gostos dos consumidores.

Considerado um site similar ao Tumblr, devido à profusão de imagens e ao compartilhamento de postos, o Pinterest tem todos os ingredientes para conquistar os brasileiros. Por isso, não perca tempo e crie já um perfil para a sua empresa aproveitar as vantagens dessa rede social.

mim

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *